quarta-feira, 16 de maio de 2012

Saiba como joga o Corinthians: Estatísticas

Nesta quarta-feira, o Vasco enfrenta o Corinthians pelas quartas de final da Copa Libertadores. O blog A Cruz de Malta pesquisou o time paulista e apresenta abaixo algumas estatísticas que podem ajudar a explicar como o adversário joga.


Ocupando o campo de ataque e avançando a marcação, o Corinthians tem feito grande temporada. A equipe joga com muita intensidade e movimentação dos jogadores do meio pra frente e isso tem feito a diferença para o clube do Parque São Jorge. Sem dúvida, será o adversário mais difícil do Vasco até aqui.


Foram considerados na pesquisa os jogos pelo Campeonato Paulista, Copa Libertadores e os dois amistosos com Flamengo e Portuguesa em 2012.


Jogos
Vitórias
Empates
Derrotas
Gols Pró
Gols contra
30
19
8
3
48
19

O Corinthians só perdeu 3 partidas em 30 disputadas. O número impressiona, já que simboliza uma derrota a cada 10 jogos. O clube marcou boa quantidade de gols (48), embora inferior a do Vasco (53). Mas em relação aos gols sofridos, a diferença é grande. Os paulistas sofreram apenas 19 em 30 partidas e os cariocas levaram 31 gols em 27 jogos.


Diferente do Vasco que tem Alecsandro com 15 gols marcados, o Timão não tem um "homem-gol", o artilheiro que decide nos momentos difíceis. Por outro lado, a equipe não fica dependente desse jogador e o número de gols é bem distribuído entre os atletas. Danilo, Willian, Paulinho e Emerson são os líderes da artilharia com 5 gols marcados.



Mais uma vez, ninguém desponta na liderança das assistências, sendo bem dividido por 15 jogadores diferentes. São três atletas na liderança com 4 passes para gol. Contando gols e assistências em 2012Emerson foi o mais decisivo com 9 participações em gols, Danilo, Paulinho e Liédson tem 8, já o meia Alex contribuiu com 7.


Dos 48 gols marcados pelos corinthianos, 9 vieram de cruzamentos pela esquerda. O setor que conta com o "ponta" Emerson, também se beneficia das constantes trocas de posição entre Alex e Danilo. É bem provável que Cristóvão utilize outro volante, além de Rômulo, para ajudar a conter o ímpeto ofensivo do adversário.

Em segundo lugar, aparecem as faltas indiretas. Tite aposta muito na bola parada e tem sido bastante eficiente nesse quesito. Destrinchando os números, foram 12 gols de bola aérea, sendo 6 de cabeça (3 de Danilo), totalizando 20% dos gols marcados.


Dos 19 gols sofridos, o clube paulista levou 5 em jogadas pelo meio. Fato curioso já que conta com bom sistema defensivo e a melhor dupla de volantes do futebol brasileiro. Logo depois, vem os cruzamentos pela direita da defesa com 4. O Vasco, que possui volume ofensivo de jogo pelo lado direito, terá que apostar mais nos cruzamentos pelo lado esquerdo.


O Gigante da Colina deverá tomar cuidado no segundo tempo e nos minutos finais das duas partidas das quartas de final. O Corinthians marcou 31 dos 49 gols na segunda etapa. Veja que o número evolui conforme chega o fim do jogo. Nos últimos 15 minutos das partidas, a equipe paulista anotou a incrível marca de 13 gols, resultado de muita pressão do time e da torcida, além de marcação avançada para sufocar o adversário. 


Se o time comandado por Tite marca muitos gols no segundo tempo, principalmente nos 15 minutos finais, a equipe também sofre gols no mesmo período. Dos 19 sofridos no ano, 12 gols foram na segunda etapa, sendo 6 nos últimos 15 minutos. Desses seis, em três ocasiões cedeu o empate, em duas já estava perdendo e em uma estava vencendo por dois gols de diferença.

Veja algumas curiosidades do Corinthians:


- Nos chamados "grandes" jogos (clássicos paulistas, jogos de Libertadores e quartas de final do Campeonato Paulista), o Timão teve ótimo desempenho: foram 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas (Ponte Preta e Santos).

- O Corinthians ainda não perdeu na Copa Libertadores. Foram 8 jogos, 5 vitórias e 3 empates.


- O alvinegro paulista não sofre gol na competição há três partidas.

Siga-me no twitter: Pedro Henrique Ramos - @pedrohnramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário