quinta-feira, 10 de maio de 2012

Em jogo de tempos distintos, Vasco bate Lanús nos pênaltis

Antes dos pênaltis, capitão Juninho passa tranquilidade aos jogadores
Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br

Em jogo tenso e emocionante, o Vasco derrotou o Lanús nos pênaltis, após perder a partida por 2 a 1, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O Gigante da Colina agora tem a a difícil missão de parar o Corinthians pelas quartas de final da competição.

Cristóvão surpreendeu e acertou ao escalar Nilton no lugar de Felipe. O volante não só anotou o gol vascaíno, como marcou muito bem, ajudando Rômulo no meio-campo. O primeiro tempo foi todo do Vasco, que poderia ter ampliado o placar.

O Lanús abusava das bolas longas e inversões de jogo pra cima dos laterais Fágner e Feltri e deu resultado. Os dois tiveram muita dificuldade, mais uma vez de conter essa jogada pelo alto.

O Gigante da Colina trabalhava sempre com a bola no chão, com passes curtos e triangulações pelos flancos. E sempre que perdia a bola no ataque, todos os jogadores, de forma compacta, pressionavam a saída de bola argentina com eficiência.

1o Tempo: Vasco no 4-3-3 dominando sobre o 4-2-3-1 argentino. O Vasco jogou mais, porque marcou e atacou em bloco, enquanto o Lanús não acordava pro jogo. Os laterais cruzmaltinos subiram pouco ao ataque, a defesa esteve segura e o meio-de-campo sobrou pra cima do adversário.

No segundo tempo, o jogo mudou devido as escolhas do técnico Schurrer. O volante Pizarro saiu para a entrada do atacante Teo Gutiérrez. E aí complicou de vez o Vasco. Agora com 2 atacantes sobre os 2 zagueiros Rodolfo e Renato Silva, o Lanús criou muitas chances de perigo. Os laterais vascaínos falhavam na marcação e o Vasco, quando recuperava a bola, devolvia rapidamente ao adversário, desperdiçando contra-ataques. 

O motivo do Vasco ter feito péssimo segundo tempo, diante da ótima apresentação da equipe argentina, se deve ao acerto e mérito do técnico adversário, e não pura e simplesmente por "recuo do Vasco". Dizer porque e como recuou é a verdadeira pergunta da partida. 

2o Tempo: Lanús muda e passa a jogar no 4-4-2, às vezes quase no 4-2-4, com 2 atacantes em cima dos 2 zagueiros vascaínos e acaba com a "sobra". Com Valeri e Regueiro abertos, os cruzamentos na área aumentaram muito e levaram grande perigo ao Vasco, que mal defendia e não conseguia contra-atacar. A tranquilidade da primeira etapa se transformou em nervosismo na segunda.

Na foto, Regueiro e Pavone trocam de posição, mas Lanús mantém 4 na frente e complica a defesa vascaína.
Foto: Fox Sports

Cristóvão escolheu bem e os jogadores foram eficientes nas cobranças de pênaltis garantindo a vitória. O jogo difícil e nervoso teve a típica feição de Libertadores. Entre os oito melhores clubes da América, o Vasco terá que jogar bastante e corrigir muitas falhas contra o Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário