quarta-feira, 14 de março de 2012

Análise de Alianza Lima 1-0 Nacional

    José Fernandéz, autor do gol da vitória
Foto: Reuters


   Pela terceira rodada da Copa Libertadores, o Alianza Lima venceu o Nacional em casa por 1 a 0. O dois clubes agora tem 3 pontos na competição. O Vasco está na segunda colocação do grupo 5, graças ao saldo de gols, que é o critério de desempate. 


   O clube peruano foi superior em grande parte da partida e poderia ter "matado" o jogo, se não tivesse desperdiçado tantas e claras chances de gol no fim. O camisa 10 Montaño fez grande partida, com belos passes e dribles que infernizaram a defesa uruguaia. Pelo lado do Nacional, a equipe finalizou apenas 4 vezes em todo o jogo, somente atacava pelo lado direito com o lateral Nuñez e dependia muito do habilidoso e veloz Viudez no ataque.


   O jogo foi bem movimentado e logo aos 15 minutos, o atacante Jose "Ibrahimovic" Fernandez cabeceou para as redes, após grande cruzamento e jogada de Johnnier Montaño. Algumas chances de gol para os dois lados, mas o placar se manteve inalterado até o intervalo. No início do segundo tempo, a postura do Nacional já era diferente, partindo pro ataque em busca do empate.


Johnnier Montaño foi o destaque da partida
Foto: Depor.pe

   No segundo tempo, o clube uruguaio perdeu o volante Damonte e o lateral esquerdo Placente expulsos. No total, a partida teve 10 cartões (8 amarelos e 2 vermelhos) para as duas equipes. O Nacional se lançava ao ataque bravamente e quase conseguiu marcar em três ocasiões, enquanto do outro lado o Alianza Lima abusava da superioridade numérica, desperdiçando várias e claras chances de marcar o segundo. Mesmo assim, não houve mais gols até o fim do jogo.

   O Alianza Lima foi a campo com o sistema 3-5-2 (diferente do jogo contra o Vasco), já o Nacional no 4-3-3Veja abaixo os dois alas da equipe peruana, com Montaño como meia central servindo os dois atacantes. Pelo lado do Nacional, veja a trinca de meias no meio-campo uruguaio, com Damonte como o jogador mais recuado:


Imagem: Fox Sports

   No 3-5-2 (3-4-1-2) do Alianza Lima, foi notado uma movimentação curiosa dentro de campo. Os três atacantes do Nacional estavam acabando com "a sobra" da defesa peruana com três zagueiros, então em determinados momentos do jogo, um volante do Alianza recuava para fazer uma linha de quatro, tendo sempre um jogador de defesa a mais. Veja nas duas imagens abaixo:


Alianza Lima: 3-4-1-2
Imagem: Fox Sports


Agora, o Alianza Lima com 4 na linha de trás contra os 3 atacantes do Nacional
Imagem: Fox Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário