sexta-feira, 30 de março de 2012

PSG atrás do zagueiro Dedé

  PSG já contou com o talento do zagueiro Ricardo Gomes


 O Paris Saint-Germain é outro clube europeu interessado em contratar o zagueiro Dedé. O site Mercato365. com afirmou que as negociações estão em andamento, embora a Juventus também esteja na disputa pelo atleta.


   Após o zagueiro português Pepe manifestar desejo em continuar no Real Madrid, o PSG decidiu ir atrás de Dedé, que tem contrato até dezembro de 2014. Conhecidos do futebol brasileiro, o clube conta com o defensor Alex, ex-jogador do Santos e do Chelsea-ING e o uruguaio Diego Lugano, ex-atleta do São Paulo. O portal anunciou que a Juventus-ITA já teria chegado a um acordo com o jogador, no valor de 15 milhões (R$ 36,51 milhões). 


   Antigo clube do técnico Ricardo Gomes, o PSG é o segundo colocado no Campeonato Francês, com a mesma pontuação do líder Montpellier, mas com saldo e número de vitórias inferior. A equipe comandada pelo treinador italiano Carlo Ancelotti tem a quinta defesa menos vazada da competição, com 30 gols sofridos em 29 partidas disputadas.

domingo, 25 de março de 2012

Juninho de 1º volante, Defesa mal pela esquerda...

   No último domingo, o Vasco apenas empatou em 1 a 1 com o Resende pelo Campeonato Carioca. A equipe jogou no 4-4-2 no primeiro tempo e 4-3-3 no segundo. A novidade ficou por conta de Juninho posicionado como primeiro volante, qualificando a saída de bola com toda sua categoria, assim como fez o italiano Pirlo no Milan alguns anos atrás.

Vasco jogando muito pela direita; Juninho inicia a jogada como primeiro volante, enquanto Rômulo cobre sua idas ao ataque. Diferente de outras vezes, com essa troca de posicionamento, Rômulo aparece como opção de passe para o Reizinho, ao invés de ficar recuado/escondido.

   O Vasco sofre defensivamente com seus laterais que marcam mal. Embora tenha melhorado, Fágner quando erra, tem Dedé para cobri-lo, já Thiago Feltri tem Renato Silva. Antes do gol do Resende, a equipe do norte do estado já tinha assustado com a mesma jogada em cima do lado esquerdo vascaíno. 

   Na imagem abaixo, vemos a jogada do gol do Resende. Feltri já toca para Barbio, para receber na frente. Com o passe errado, deixa um buraco as suas costas e Renato Silva está distante do lance.

Imagem: Globo/Globoesporte.com 

   Para o segundo tempo, Felipe substituiu Juninho e Éder Luís entrou no lugar de Fágner para virar sobre o Resende. Assim, Allan foi para a lateral direita e o Vasco jogou com três atacantes. No centro tinha Alecsandro e aberto nas pontas Barbio e Éder. No meio-campo um triângulo de base alta, Rômulo era o primeiro volante, mais a frente à direita Diego Souza, e mais a frente à esquerda Felipe.


Imagem: Globo/Globoesporte.com
Na imagem, Diego Souza e Felipe são os dois meias atrás do trio de atacantes

Veja gols de Coutinho (Espanyol) e Magno (Bahia)

Veja abaixo os gols do ex-jogador do Vasco Phillipe Coutinho, marcando de falta pelo Espanyol, e Magno, jogador do Vasco emprestado ao Bahia.




Crédito: Canal do Youtube - PhilCoutinho10


Crédito: Canal do Youtube - Futebol de Baiano

quinta-feira, 22 de março de 2012

Curiosidades de Vasco e Libertad


FOTO: Marcelo Theobadl - O Globo


Na última quarta-feira, o Vasco venceu o Libertad por 2 a 0. Os dois tempos foram completamente distintos. No primeiro, o Vasco teve sérias dificuldades.

Erros do primeiro tempo:
Muitos passes errados
Lentidão na saída de bola
Falta de movimentação
Volantes Rômulo e Eduardo Costa ficavam recuados e não apareciam como opções no ataque

O Libertad jogava no 4-5-1 e marcava com todos os jogadores atrás da linha da bola. E isso complicou a vida do Vasco, que tinha Felipe bem marcado e o Vasco sem saída de bola qualificada. Então vieram mudanças no segundo tempo: Allan e Juninho entraram, Éder Luís e Eduardo Costa saíram.

O Vasco melhorou demais na segunda etapa. Fala-se muito de Juninho, mas Allan também teve participação efetiva no ataque, se movimentando, criando espaços e dando velocidade ao ataque. O volante/meia revelado em São Januário atuou bem aberto na direita e abriu a defesa adversária. A partir daí, a equipe atuou muito bem e poderia ter feito até o 3o gol.

* Os principais artilheiros do Vasco na temporada em 17 partidas disputadas (nem todos os atletas jogaram todas): Alecsandro - 11 gols, Diego Souza - 5 gols, Juninho - 4 gols

* No jogo de hoje, Allan deu sua primeira assistência da temporada. Fágner é o líder com 6 e Juninho vem atrás com 5.

* O gol de Alecsandro foi o de número 13 proveniente de cruzamentos da direita (ponto forte do Vasco). Marca expressiva, se considerarmos que o ataque já fez 34 gols.

* O Vasco marcou gols em TODAS as partidas de 2012

segunda-feira, 19 de março de 2012

Análise de Vasco x Botafogo

Imagem: globoesporte.com / PFC
Vasco com 4 atrás, um losango no meio campo, Diego Souza avançado e Éder aberto na direita

Num clássico fraco tecnicamente, em que o Vasco só mostrou bom futebol nos 15 minutos do 2o tempo e errou demais, acabou perdendo para um Botafogo que foi feliz em explorar os equívocos vascaínos. A equipe mista foi a campo, mas teve dificuldades pra criar chances de gol e passar segurança na defesa.

Erros individuais e coletivos mais a lentidão do time contribuiu para uma fraca exibição no clássico. Diante do Libertad, o Vasco pode (e precisa fazer) mais!

Dos 17 gols sofridos, o Vasco sofreu 6 entre 31 e 45 do primeiro tempo = 35% do total

Em todos os 7 grandes jogos de 2012 (contabilizando jogos da Libertadores e clássicos), o Vasco tomou gol antes de marcar em 6 vezes. Nos jogos contra Flamengo, Fluminense (duas vezes), Nacional, Alianza Lima, Libertad e Botafogo. Foram 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Veja análise de Vasco 1-1 Libertad

      Na noite da última quarta-feira, o Vasco empatou com o Libertad-PAR por 1 a 1 pela terceira rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores. O Gigante da Colina fez um bom primeiro tempo, tanto defensiva quanto ofensivamente, dominando completamente nos 20 minutos iniciais e desperdiçando a chance de marcar mais gols. Logo após o intervalo, Diego Souza foi expulso após dar uma cotovelada no adversário e acabou prejudicando a equipe. O Libertad pressionou e chegou ao gol de empate aos 25 minutos do segundo tempo.


   No primeiro tempo, a equipe atuou de forma equilibrada, contando com a regência do maestro Felipe no meio, que ditava o ritmo do Vasco e também articulava com o lado esquerdo do ataque. Barbio não foi bem tecnicamente, mas lutou muito e teve aplicação tática ajudando na marcação pelo lado esquerdo, já que Feltri sofria com Gamarra. Lento, Eduardo Costa teve dificuldades para defender e fazer a cobertura em alguns lances.


   No segundo tempo, William Barbio mudou de lado e passou a jogar aberto pelo lado esquerdo às costas do meia Gamarra. Após a expulsão de Diego Souza, o "Cabeleira" foi recuado pra ajudar ainda mais na marcação. O Vasco perdeu força nos contra-ataques e acabou recuando naturalmente. Felipe sentiu o cansaço e pouco auxiliou na criação das jogadas de ataque. Já Nilton também passou a recompor mais o lado direito da defesa vascaína.


   Com o desenrolar do segundo tempo, Thiago Feltri foi substituído pelo zagueiro Rodolfo. O ex-jogador do Fluminense passou então a jogar como lateral esquerdo. Sentindo dores, Nilton deu lugar ao também volante Rômulo que cumpriu a mesma função do seu colega de equipe. Já Renato Silva saiu de campo para a entrada do volante/meia Allan, que empurrou Rodolfo pra zaga, e passou a atuar como lateral esquerdo.

   Como fato curioso, no último jogo do Vasco atuando de casa por um torneio continental, o clube também teve jogador expulso. Fágner recebeu o cartão vermelho contra o Universidad de Chile ao dar uma cotovelada no adversário, em partida válida pela Copa Sul-Americana de 2011.


   O autor do gol vascaíno na partida fez mais um em bola aérea. Dos 5 gols marcados por Diego Souza em 2012, 4 foram de cabeça (Duque de Caxias, Friburguense, Flamengo e Libertad).

quarta-feira, 14 de março de 2012

Análise de Alianza Lima 1-0 Nacional

    José Fernandéz, autor do gol da vitória
Foto: Reuters


   Pela terceira rodada da Copa Libertadores, o Alianza Lima venceu o Nacional em casa por 1 a 0. O dois clubes agora tem 3 pontos na competição. O Vasco está na segunda colocação do grupo 5, graças ao saldo de gols, que é o critério de desempate. 


   O clube peruano foi superior em grande parte da partida e poderia ter "matado" o jogo, se não tivesse desperdiçado tantas e claras chances de gol no fim. O camisa 10 Montaño fez grande partida, com belos passes e dribles que infernizaram a defesa uruguaia. Pelo lado do Nacional, a equipe finalizou apenas 4 vezes em todo o jogo, somente atacava pelo lado direito com o lateral Nuñez e dependia muito do habilidoso e veloz Viudez no ataque.


   O jogo foi bem movimentado e logo aos 15 minutos, o atacante Jose "Ibrahimovic" Fernandez cabeceou para as redes, após grande cruzamento e jogada de Johnnier Montaño. Algumas chances de gol para os dois lados, mas o placar se manteve inalterado até o intervalo. No início do segundo tempo, a postura do Nacional já era diferente, partindo pro ataque em busca do empate.


Johnnier Montaño foi o destaque da partida
Foto: Depor.pe

   No segundo tempo, o clube uruguaio perdeu o volante Damonte e o lateral esquerdo Placente expulsos. No total, a partida teve 10 cartões (8 amarelos e 2 vermelhos) para as duas equipes. O Nacional se lançava ao ataque bravamente e quase conseguiu marcar em três ocasiões, enquanto do outro lado o Alianza Lima abusava da superioridade numérica, desperdiçando várias e claras chances de marcar o segundo. Mesmo assim, não houve mais gols até o fim do jogo.

   O Alianza Lima foi a campo com o sistema 3-5-2 (diferente do jogo contra o Vasco), já o Nacional no 4-3-3Veja abaixo os dois alas da equipe peruana, com Montaño como meia central servindo os dois atacantes. Pelo lado do Nacional, veja a trinca de meias no meio-campo uruguaio, com Damonte como o jogador mais recuado:


Imagem: Fox Sports

   No 3-5-2 (3-4-1-2) do Alianza Lima, foi notado uma movimentação curiosa dentro de campo. Os três atacantes do Nacional estavam acabando com "a sobra" da defesa peruana com três zagueiros, então em determinados momentos do jogo, um volante do Alianza recuava para fazer uma linha de quatro, tendo sempre um jogador de defesa a mais. Veja nas duas imagens abaixo:


Alianza Lima: 3-4-1-2
Imagem: Fox Sports


Agora, o Alianza Lima com 4 na linha de trás contra os 3 atacantes do Nacional
Imagem: Fox Sports

segunda-feira, 12 de março de 2012

Saiba como joga o Libertad

        Foto: Andres Stapff/Reuters


   O próximo jogo do Vasco na Copa Libertadores será contra o Libertad-PAR e para saber mais da equipe sul-americana, foram entrevistados o jornalista do portal D10 Nicolás Benitez (NB) e Victor González (VG) jornalista do site Teledeportes Paraguai. Ambos afirmaram que se trata de uma equipe muito competente e talentosa, mas o Vasco não precisa temer o estádio ou a pressão de seus torcedores.


   O que a equipe do Vasco pode esperar dos torcedores do Libertad e do estádio Dr. Nicolás Leoz? Há muita pressão?
   (NB) O estádio em si dá para pressionar o adversário,  as arquibancadas ficam perto do campo, mas os torcedores do Libertad não se destacam muito por serem vibrantes. O estádio tem um bonito gramado.


  (VG) O campo do Libertad é pequeno, de nível e arquibancadas baixas e muito próximas ao gramado. É para cerca de 10 mil espectadores. Em partidas da Copa Libertadores geralmente leva de 4 a 5.000 pessoas, não mais que isso. Mas agora como o rival é o Vasco, talvez o estádio esteja cheio. Eu não acho que há muita pressão, porque a torcida "vai de acordo com o resultado", se o Libertad não está vencendo, os torcedores começam a se incomodar.

   Qual é o estilo de jogo e o sistema tático utilizado pelo Libertad?
   (NB) O Libertad abre bem o jogo, tem uma defesa sólida e laterais que se projetam bem no ataque, um meio-campo de boa contenção e com bons meias de criação. O ataque é muito competente, (Pablo) Velázquez e (Cristian) Menéndez são muito efetivos. O goleiro é Rodrigo Muñoz, terceiro goleiro da seleção uruguaia.


   (VG) O Libertad joga com o 4-4-2 clássico e circulam muito a bola. 

   Quais são os pontos fortes e fracos da equipe paraguaia?
    (NB) Os pontos fortes eu citei todos acima, os pontos fracos são muito poucos, talvez a juventude da dupla de zaga seja uma delas.


   (VG) Eles pressionam muito do meio pra frente e tem os 2 meias exteriores (Gamarra e Civelli) que são quase pontas quando a equipe ataca. Usam muito a velocidade de seus pontas e meias. Os volantes (Topo Cáceres e Aquino) são fortes que recuperam a bola e fazem o time jogar. O ponto fraco é na defesa. Tem 2 zagueiros (Bareiro e Benegas) com pouca experiência já que os 2 mais experientes estão se recuperando de lesões, Sarabia e Bizera.


   O que o Libertad e a imprensa paraguaia conhecem do Vasco?

 (NB)  Como se viu no último jogo do Vasco com o Alianza Lima, a imprensa paraguaia pensa que o Libertad tem grandes condições de vencer os dois.

domingo, 11 de março de 2012

Inter de Milão interessada em Rômulo e Allan

Allan e Rômulo em ação contra o Grêmio 
Foto: Agência Estado

   A Inter de Milão, em má fase e buscando rejuvenescimento do seu elenco, está de olho em várias revelações do futebol brasileiro. O clube italiano tem analisado vários nomes, incluindo Lucas (São Paulo),  Paulinho (Corinthians), Oscar (Internacional), Leandro Damião (Internacional), além de Allan e Rômulo (Vasco da Gama). As informações são do portal CalcioMercato.com.

Ex-Vasco, Coutinho marca dois na Espanha

   Foto: Site Oficial do Vasco da Gama

   Revelado pelo Vasco, Phillipe Coutinho marcou dois gols na goleada do Espanyol sobre o Rayo Vallecano por 5 a 1. Coutinho marcou o primeiro (0:46) após completar cruzamento pela direita e o segundo (1:42) numa bela arrancada pela esquerda. Até então, ele não havia balançado as redes pelo clube espanhol.


*Infelizmente, houve problemas e o vídeo só pode ser visto acessando o link (confiável) abaixo :
http://www.tvgolo.com/football.php?subaction=showfull&id=1331472297&archive=&start_from=&ucat=41&

sábado, 10 de março de 2012

Jornalista inglês analisa o zagueiro Dedé

Wilson: Dedé é a nova sensação do Brasil?

Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama

O colunista do ESPNSTAR.com Jonathan Wilson diz porque Dede poderia, a prazo, ser a  próxima sensação do Brasil.

   Os torcedores do Vasco da Gama não tem nenhuma dúvida.  Depois que Dedé, o alto e elegante número três, deu uma cabeçada numa jogada de escanteio , dando ao clube a liderança no placar contra o Alianza Lima na terça-feira, a torcida cantava que ele “era o melhor zagueiro do Brasil”. Pode ser mesmo verdade, pelo menos entre os que jogam no país, mas com certeza ele não está no nível de Thiago Silva, apesar do seu erro contra o Arsenal pela Liga dos Campeões esta semana.

   Dedé é grande, imponente, confortável com a bola e tem personalidade suficiente, já que provavelmente é o símbolo desse Vasco, um feito notável para um zagueiro. A forma de Dedé tornou-se particularmente relevante na última semana com o amistoso entre Brasil e Bósnia-Herzegovina.

Foto: www.cbf.com.br

   Até agora, a pressão sobre o técnico do Brasil Mano Menezes tem sido relativamente contida, como ele tem dado tempo lentamente para reconstruir a equipe e voltar para uma visão mais romântica do jogo na preparação para a Copa do Mundo de 2014 que o Brasil vai ser naturalmente anfitrião. 

   Compreensivelmente, o debate em torno do país tem se centrado sobre se essa concepção ainda é possível na era moderna e sobre os jogadores que podem ser capazes de despertar essa visão nostálgica. Vale a pena insistir com Ronaldinho com 31 anos? Ganso vai ser capaz de reproduzir suas atuações no Santos contra defesas internacionais mais fortes? Como Hernanes pode ser melhor utilizado?
   
   Com mais de dois anos antes do torneio, é lógico o suficiente. Faz sentido obter a estrutura básica e só então se preocupar com os detalhes precisos dos jogadores. Mas, mais cedo ou mais tarde, duas questões essenciais terão que ser resolvidas, que não têm nada a ver com a mudança ideológica longe do estilo pragmático de Dunga. Uma delas diz respeito ao goleiro, Julio Cesar, indiscutivelmente o melhor do mundo há três anos, parece cada vez mais frágil e propenso a erros (como demonstrado pelo gol sofrido contra a Bósnia, em que ele mergulhou muito cedo permitindo que o chute de Vedad Ibisevic fosse por cima dele).
   


   O outro diz respeito a outro homem culpado pelo gol de Ibisevic: David Luiz. Ele recuou e recuou, embora tão determinado a não fazer nada precipitado, ele ficou incapaz de fazer qualquer coisa. Que não apenas permitiu Ibisevic tempo e espaço para chutar, mas também encobriu a visão de Julio Cesar. Se isso tivesse sido um caso isolado, não seria muito de se preocupar, mas David Luiz esteve mal a partida inteira. Toda vez que a Bósnia tinha a posse da bola, levava perigo, apesar da presença de Thiago Silva na linha de quatro da defesa do Brasil, considerado o melhor zagueiro do mundo no momento.

   David Luiz foi mal exposto no Chelsea. No Benfica, a sua vontade de trazer a bola para fora da defesa e sua habilidade de passes longos compensaram sua anarquia posicional; o Benfica é uma equipe que joga apenas quatro jogos difíceis no campeonato por temporada. Inicialmente no futebol Inglês seus gols e sua clara qualidade técnica ganharam admiração e foi assumido que ele se tornaria mais disciplinado como um defensor. Isso não aconteceu e como as equipes começaram a isolá-lo como um elo fraco, seus atributos defensivos parecem mesmo ter diminuído.

   Então, se não David Luiz, o Brasil se volta pra quem? Lúcio, o suporte de sua zaga por tanto tempo, tem 33 anos e tem ficado cada vez mais lento. Juan, que era parceiro regular de Lúcio na última Copa do Mundo, tem apenas nove meses a menos. Que, realisticamente, deixa Dedé como o próximo na linha.

Foto: Ivo Gonzalez / O Globo

   Nascido em 1988 em Volta Redonda, uma cidade no estado do Rio de Janeiro, ele impressionou pelo clube de sua cidade natal no Campeonato Carioca de 2009, e transferindo por empréstimo ao Vasco da Gama, que estava então na Série B. Ele teve um pequeno papel naquele ano e ainda era essencialmente visto como reserva quando as contusões de outros jogadores o fizeram ser chamado para um jogo da Copa do Brasil, nas quartas de final contra o Vitória. Ele foi excepcional nesse jogo, que levou o seu empréstimo, previsto para expirar em um mês a ser estendido para o final de 2010.

   Ele tornou-se regular no time do Vasco nessa temporada, sendo nomeado o melhor zagueiro pelo lado direito do Brasileiro, e, em outubro de 2010, o clube exerceu seu direito de compra, assinando com Dedé até 2014. No ano seguinte, sua parceria com Anderson Martins foi a principal razão para o Vasco ter ganhado a Copa do Brasil. Anderson se transferiu para o El Jaish-Qatar ano passado e seu substituto, Rodolfo, não parece ter o mesmo talento.

   Foi o seu erro, errando uma bola pelo alto, que permitiu Charquero dar ao Alianza Lima uma vantagem totalmente inesperada contra o Vasco, na Copa Libertadores na terça-feira. A torcida, de caráter imperdoável, vaiou o seu toque seguinte na bola, até Rodolfo ser substituído no intervalo do jogo. Aquilo talvez tenha apagado a culpa de Dedé no gol sofrido.

Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama

   Não foi em nenhum sentido seu erro, mas o fato de que ele estava longe de seu parceiro de defesa fez levantar uma ligeira preocupação. Ele não deveria ter estado lá, se antecipando, esperando, se não pela falha na cabeçada de Rodolfo, pelo menos, à espera de um choque entre os dois? Vasco empatou quase imediatamente, mas cerca de dez minutos depois, foi possível notar que ele foi novamente visto no ataque, “sugado” pela bola e tão fora de posição que quase o 1-2 da equipe peruana deixou Jorge Bazan, o extremo do Alianza, livre.

   Dado que, quatro minutos antes do intervalo, Dedé estava na área do Alianza, marcando o "1-2" do time peruano e vendo o seu passe ruim para Alecsandro cortado, seria absurdo criticar Dedé por suas idas ao ataque. É claramente parte do jogo do Vasco, e contra um oponente fraco, como o Alianza, é uma valiosa forma de adicionar um homem ao meio-campo, criando um novo ângulo de ataque. Mas então, é claro, que uma vez disse o mesmo sobre David Luiz, deve ser uma preocupação para o Vasco, que só ganhou o jogo que dominou totalmente por 3 a 2.

   Dedé é uma bela promessa, não há dúvida, e certamente merece uma vaga na seleção. Ele não é, no entanto, um jogador pronto.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Blogueiro do Furacão acredita que Fabrício foi boa contratação

Foto: Carlos Costa/Futura Press

   Em busca de mais informações sobre o zagueiro Fabrício, recém-contratado pelo Vasco, o blog A Cruz de Malta foi atrás do blogueiro do Atlético-PR no globoesporte.com Juliano Lorenz Oscar. O jornalista e torcedor do Furacão acredita que o zagueiro foi uma boa aquisição:


"Quanto ao Fabrício, achei que vocês (o Vasco) fizeram uma boa contratação. É um zagueiro alto, bom no jogo áereo e relativamente rápido por baixo. Passa bastante segurança. 


Ele tem muitos problemas de lesão, talvez esse seja o principal ponto fraco dele. Também não joga desde dezembro, desde que saiu daqui. E também gosta de uma cachaça, era bem amigo do Madson hehehe... Mas acho ele melhor que Rodolfo e talvez seja melhor que Renato Silva."


quarta-feira, 7 de março de 2012

Liverpool é outro clube interessado em Dedé

   Foto: EFE

  De acordo com o portal Tutto Mercato Web, o Liverpool é outro clube interessado na contratação do zagueiro Dedé. Com isso, a equipe inglesa decidiu enviar seu olheiro sul-americano Diego Caniggia, irmão do ex-atacante argentino Claudio Caniggia, para assistir a partida entre o clube cruzmaltino e o Alianza Lima na noite da útima terça-feira.

Problemas da equipe no jogo de ontem

   Ontem, o Vasco venceu o Alianza Lima no sufoco pela segunda rodada da Copa Libertadores. O Gigante da Colina atuava no 4-3-3 com: Prass, Fágner, Dedé, Rodolfo, Thiago Feltri; Nilton, Eduardo
Costa, Juninho; William Barbio, Alecsandro e Diego Souza.


   O clube carioca jogava de forma "capenga", sempre procurando o lado direito com Barbio e Fágner, e isolando na esquerda Diego Souza e Feltri. Desde o ano passado, o Cruzmaltino não apresenta ações ofensivas equilibradas, sempre focando no flanco direito. Nesse ano, a chegada de Feltri parecia que mudaria essa lógica, mas isso não tem acontecido.


   Pelo lado defensivo, vimos outro problema. Quando Fágner, sobe ao ataque, o posicionamento defensivo é o apresentado abaixo em 2 imagens sequenciais. Quando o lateral direito avança, Dedé sai para o lado direito cobrir o camisa 23, Rodolfo sai da esquerda para o meio e Feltri tem que "fechar com a zaga".





   No primeiro gol do Alianza, vemos exatamente isso, mas faltou cobertura de Feltri, que deixou Rodolfo no mano a mano. Veja o buraco deixado pelo lateral esquerdo.


Imagem: Fox Sports Brasil


  A defesa vascaína mais uma vez sofreu com bolas jogadas nas costas dos laterais, que possuem graves problemas defensivos. Tanto Fágner e Feltri precisam evoluir no combate direto e na cobertura. Com a volta de Romulo, é possível que esse problema diminua.

terça-feira, 6 de março de 2012

Saiba mais sobre o recém chegado Fabrício


Fabrício sendo apresentado no Palmeiras em 2010
  Foto: IG / Gazeta Esportiva

   Ontem, o Vasco confirmou a contratação do zagueiro Fabrício para o restante do ano. Saiba como foi seu desempenho de acordo com as estatísticas fornecidas pelo fantasy game Cartola FC
   
20 partidas 
25 roubadas de bola (37a melhor marca entre zagueiros)
59 passes errados
21 faltas sofridas
14 faltas cometidas
4 cartões amarelos 
1 cartão vermelho
1 gol 


  É bom reconhecer que das 38 partidas do campeonato, Fabrício só participou de 20, logo não tem números de muito destaque. Apesar das críticas de que o zagueiro canhoto foi rebaixado com o Atlético Paranaense em 2011, vale lembrar que Anderson Martins também foi relegado à Segunda Divisão atuando pelo Vitória em 2010. 



   De acordo com o site não-oficial do Atlético Paranaense Furacão.com:
"Fabrício viveu um bom momento sob o comando de Renato Gaúcho, mas perdeu espaço com a contratação de Antônio Lopes. Pelo Furacão, marcou um gol, na vitória contra o Atlético Goianiense. O contrato do zagueiro com o Vasco vai até o final deste ano."


Pedro Henrique Ramos - @pedrohnramos

Saiba o retrospecto do Alianza Lima no Brasil

   O diário peruano El Bocón  apresentou o fraco retrospecto do Alianza Lima em solo brasileiro, pela Copa Libertadores. Foram apenas dois gols a favor e 17 contra. O último jogo foi em 2007, quando numa péssima campanha em que não somaram ponto algum, foram goleados pelo São Paulo por 4 a 0 no Morumbi. 

   Três anos antes, contra o mesmo adversário, o Alianza Lima necessitava da vitória para avançar à próxima fase. Mas, o clube peruano perdeu por 3 a 1. No torneio continental de 2002, foi goleado novamente, agora pelo São Caetano por 4 a 0. Dois anos antes, o Furacão foi quem bateu a equipe peruana por 2 a 1, já nos minutos finais. Já em 1997, o clube azul e branco acumulou duas derrotas por 2 a 0, para Grêmio e Cruzeiro. 


Pedro Henrique Ramos - @pedrohnramos

Roma é mais uma interessada em Dedé



(Foto: Alexandre Loureiro)

   A Roma, através de seu diretor de futebol Walter Sabatini, deve vir ao Brasil em breve, na busca de novos talentos para sua equipe. Os alvos são Dedé, Mário Fernandes (Grêmio) e Nei (Internacional). O clube italiano junta-se a uma vasta lista de outras equipes interessadas como Benfica, Paris Saint-Germain, Milan, Genoa, Juventus, Nápoli e Manchester United. As informações são da CalcioMercato.com.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Jornalistas peruanos respondem a perguntas sobre o Alianza

   Esse blog realizou algumas perguntas a jornalistas peruanos sobre o Alianza Lima, próximo adversário do Vasco da Gama na Copa Libertadores. Eles comentaram sobre a crise econômica do clube, os pontos fortes e fracos da equipe e outras curiosidades.
Veja abaixo:

A crise política e econômica do clube peruano pode afetar o desempenho dos jogadores?

(Renato Guerrero – Jornalista do Corazón Alianza Lima)
   A situação política e econômica no Alianza Lima é muito ruim e, claro, afeta os jogadores, porque eles não recebem seus salários há três meses e ameaçam ir embora (muitos já o fizeram). O presidente do clube, Guillermo Alarcón, está tentando vender o clube a uma empresa mexicana chamada Pegasus e sua gestão é a pior da história do clube.

(Jorge Asce – Redator web do jornal El Bocón)
   Talvez em parte, porque a equipe está se arrastando nesse problema mais latente desde o ano passado. Hoje, temos jogadores como Leandro Fleitas, Luis Trujillo e Oscar Vilchez, que deixaram o clube quando eles ainda tinham contrato com Alianza Lima. Outro que poderia deixar o Alianza é Johnnier Montaño, que teremos mais novidades nas próximas horas .


Johnnier Montaño, um dos destaques da equipe peruana
Foto: Depor.pe / Leo Fernandéz

Quais são os pontos fortes e fracos da equipe?

(Renato Guerrero – Corazón Alianza Lima)
   Pontos fortes: A equipe se conhece há algum tempo, tem um jogador muito habilidoso como Johnnier Montaño e quer repetir a campanha vitoriosa de 2010.
   Pontos fracos: um treinador novo e inexperiente, um elenco pequeno e a saída de alguns jogadores da equipe.

(Jorge Ascue – Redator web do jornal El Bocón)
   Para se falar sobre os pontos fortes, podemos constatar que o grupo já conhece o trabalho do técnico José Soto, que já dirigiu muitos dos membros da atual equipe titular desde as categorias inferiores.
   Continuando com os pontos fortes, o Alianza é uma equipe muito motivada, porque são como uma família e recebem bem os jovens rapidamente. Então, o apelido de "íntimos", que poderia pesar contra o Vasco se estiver atrás no placar. Além disso, o meio-campo que consiste basicamente em Montaño, Arroé e Hurtado é muito habilidoso e pode provocar problemas ao clube carioca.
   Quanto aos pontos fracos, cito a defesa que ainda tem de jogar mais jogos juntos. Teve grave falta de atenção que lhe custou a partida contra o Libertad, no Paraguai. O seu ataque não é forte, já que o técnico aposta em Charquero, que ainda não se mostrou competente com a camisa do Alianza Lima.


O presidente do clube Guillermo Alarcón é alvo de polêmicas 
Foto: Laindustria.pe 

Quais são as chances do Alianza Lima para passar a próxima fase?

(Renato Guerrero – Corazón Alianza Lima)
   As possibilidades do clube para avançar para a próxima fase são muito poucas, já que está num grupo muito difícil e já acumulou uma derrota graças a um resultado que não poderia suportar. (Derrota pro Libertad por 4 a 1).

(Jorge Ascue – Redator web do jornal El Bocón)
   A chance do Alianza continua a ser ganhar tudo em casa, lembre-se que no dia 13 recebe o Nacional do Uruguai e os jogos que faltam contra o Libertad e o próprio Vasco.  
   Sua torcida tem um papel importante já que a equipe sempre joga de casa cheia. Mesmo seu estádio foi descrito há um algum tempo como "A Caldeira".

Pensando realisticamente, o Alianza vem ao Rio para vencer ou um empate já é um bom resultado?

(Jorge Ascue – Redator web do jornal El Bocón)
   O Alianza vai ao Brasil para vencer, disso não tenho dúvidas. No entanto, os peruanos trataram de tomar suas precauções no meio campo e na defesa, já que sabe que o Vasco vai pra cima desde o começo do jogo. Uma vitória para o Aliança seria ideal, mas um empate não é mal visto também.




Pedro Henrique Ramos - @pedrohnramos

sábado, 3 de março de 2012

Análise tática de Vasco 2 x 0 Olaria

   Na tarde desse sábado, os reservas do Vasco venceram o Olaria pela segunda rodada da Taça Rio. O Gigante da Colina foi a campo com: Prass; Max, Douglas, Renato Silva, Dieyson; Fellipe Bastos, Chaparro, Felipe, Diego Rosa; Éder Luis e Tenório.

   Os destaques positivos vieram com a boa atuação de Dieyson como lateral esquerdo, mostrando talento e personalidade e a volta do contundido Éder Luís com gol. O lado negativo fica com a contusão de Tenório, que ficará longe dos gramados por 6 meses, e deixará o Vasco sem um reserva para Alecsandro.

   A equipe carioca se colocou num 4-4-2, com um losango no meio-campo: Fellipe Bastos é o volante mais recuado, Chaparro pela direita, Felipe pela esquerda e Diego Rosa mais avançado. Mas a movimentação do limitado Rosa foi importante para o ataque vascaíno.
Veja:



1o gol
   No primeiro gol, Diego Rosa que é o meia mais avançado, se desloca da parte central do campo para o lado esquerdo. 



   Com Diego Rosa abrindo na esquerda, ele chama a marcação e faz o passe para Felipe infiltrar pelo meio. Veja que a marcação sobre o camisa 6 está bem distante, e assim ele pode dar a assistência ao gol do equatoriano Tenório. 


2o gol
   No segundo gol, vimos a mesma movimentação de Diego Rosa. Ele está na parte central do meio-campo atrás da dupla de ataque.




   Segundos depois, é possível ver Diego Rosa mais uma vez se movimentando para a esquerda se preparando para cruzar pra área. O cruzamento é no segundo pau para Éder Luís, que não aparece na imagem.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Jogadores do Alianza se recusam a treinar

Johnnier Montaño 
Fotografía: http://trujilloradio.com/

   O Alianza Lima, próximo adversário do Vasco na Copa Libertadores, chega a um ponto extremo na sua crise política e econômica. Os jogadores se recusaram a treinar nesta terça-feira, como forma de protesto por não receberem há 3 meses.
   Muitos jogadores já decidiram que vão se desligar do clube, inclusive um dos destaques da equipe peruana: o meio-campista Johnnier Montaño. Apesar de se negar a jogar a próxima partida contra o Real Garcilaso, ele confirmou que deve viajar ao Brasil para enfrentar o Gigante da Colina. As informações são do portal. Libero.pe.

quinta-feira, 1 de março de 2012