quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Há 10 anos Vavá nos deixava

  
    Um dos ídolos do Vasco e da Seleção brasileira nos deixava há 10 anos. O atacante que marcou 9 gols em Copa do Mundo, não era dos mais técnicos, mas não havia jogador mais aguerrido que ele. Assim, seus dois apelidos conhecidos foram: "Peito de Aço" e "Leão da Copa".



   Edvaldo Izídio Neto nasceu no Recife em 12 de novembro de 1934. Pelo Vasco, foi campeão do Campeonato Carioca em 1952 e 1956 , do Quadrangular Internacional do Rio, do Torneio de Santiago, do Rivadávia Correira Meyer e do Rio-São Paulo de 1958. Além disso, foi bicampeão da Copa do Rei pelo Atlético de Madrid e bimundial com o Brasil em 1958 e 1962.



   Oportunista e goleador, Vavá fez história principalmente com a camisa cruzmaltina. Era um atleta de muita garra e valentia, conquistando a simpatia dos torcedores. Ele se junta ao lado de grandes atacantes que jogaram no Gigante da Colina como: Ademir, Roberto Dinamite, Pinga, Romário...



Com apenas 18 anos, marcou seu único gol no Campeonato Carioca de 1952. E justamente foi o gol que deu o título para o clube, em jogo contra o Bangu. Decisivo, também foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1962.



Vavá jogou pelo America Futebol Clube-PE, Íbis, Sport, Vasco da Gama, Atlético de Madrid-ESP, Palmeiras-SP, América-MEX, Elche-ESP, Toros Naza-MEX, San Diego Toros-EUA, Portuguesa-RJ.


Pelo Brasil, foram 23 partidas, 19 vitórias, 3 empates, e apenas 1 derrota. Ao todo, foram 14 gols marcados.




Gols decisivos pela seleção





Fonte:
Um Expresso Chamado Vitória (Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida)


http://osgigantesdacolina.blogspot.com/

http://valdirappel.blogspot.com/

http://sovascodagama.blogspot.com/

http://albumdocrvascodagama.blogspot.com/

http://botecodoportuga.blogspot.com/

http://sosumulas.blogspot.com/

http://kikedabola.blogspot.com/

http://edgardhoracio.files.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário